Traduzir

terça-feira, 10 de junho de 2014

Ondas do parto


Escrevi este texto, há muitos anos, em resposta a uma mulher (autodenominada “Cris”) que apareceu na comunidade Parto do Princípio anunciando sua gravidez e confessando seu extremo pavor pelas dores do parto.

Contraditoriamente ao medo que ela tinha, achei-a muito corajosa!

No meio de centenas de outras mulheres - grávidas e profissionais de saúde, xiitas do Parto Humanizado - aquela mulher teve forças para “denunciar” um dos maiores fantasmas que sua barriga em crescimento trazia.

Essa mulher forte que existia dentro dela - dentro de cada uma de nós – inspirou-me a analogia e escrevi sobre as ONDAS DO PARTO.

Nota: O parágrafo sobre o “mistério feminino” foi repetido por Gisele Bundchen, numa das entrevistas que ela deu a seguir ao seu primeiro parto.
_____

Ela vai durar bem pouquinho no início. Tanto é que as primeiras, se você estiver dormindo, nem vai sentir. Duram segundinhos. E até vir a próxima “onda” leva tanto tempo que você já se esqueceu como foi a anterior. Está entendendo?

Quando o TP engrenar, o que pode demorar horas ou dias, você já vai estar habituada com a contração. Já conseguirá identificar quando ela inicia, saberá quando está na “crista da onda” e também quando ela está indo embora.

Então o que muda para ficar tão difícil como dizem?? Muda a duração da contração: que era segundinhos e passa a ser de um minuto ou pouco mais. Muda também o intervalo: que podia ser de hora ou longos minutos e pode passar a ter segundinhos.

Ou seja, não existe um momento a partir do qual você sentirá uma dor dilacerante e ficará com ela por dias!

Contrações são ondas. Vêm e vão. E algumas mulheres, com trabalho de parto prolongado, podem ter intervalos de minutos e até DORMIR entre uma contração e outra.




Mas aí vem o grande mistério do poder feminino de parir:

Se você entender muito bem que aquelas ondas estão trazendo seu filho, a cada contração você o sentirá mais próximo dos seus braços. Você não lutará contra a contração, porque você QUER que ela venha e lhe traga seu filho. Estar dando à luz e ser a protagonista daquele fenômeno é tão fabuloso que em vez de vestir aquele momento com dor… surpreendentemente você poderá fazê-lo com PRAZER.

Porém, você só pode fazer aquilo que acredita que pode.

Ainda resta algum tempo até o seu parto, portanto, eu gostaria de lhe dizer para reforçar a autoestima, olhar para a Cris que muitas vezes superou outros obstáculos na vida, encontrar força e confiança para assumir o nascimento do seu filho.

Acredite que, apesar de tudo que já lhe disseram sobre dores insuportáveis, as mulheres têm sobrevivido a isso por milênios. E elas não o fariam tantas vezes, se realmente fosse maior do que elas podem aguentar.

Eu acredito em você!

Waleska Nunes



Nenhum comentário:

Postar um comentário